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Como se tornar um líder coach em sua empresa


O líder é a referência de uma empresa. Você sabe por que motivo? Porque o seu papel, quando bem executado, é capaz de direcionar as principais forças de uma organização para que caminhem juntas em prol de um mesmo objetivo. Utilizando-se de uma analogia simbólica, o líder é aquele que, assim como um maestro, conhece a teoria musical de forma profunda, compõe novas melodias e orienta a sua orquestra continuamente para que desempenhe o máximo de suas potencialidades musicais.

Quando necessário, também é papel do líder realizar os ajustes que precisam ser feitos. Neste momento, é dada a hora de agir rapidamente para substituir notas, ajustar cordas, modificar partituras, acelerar compassos e, em último caso, trocar todos os instrumentos. Porém, ao olhar para o cenário atual, será que os líderes estão preparados para executar estas competências de forma satisfatória? Da mesma forma, será que os modelos de liderança que existem no mercado estão sendo capazes de suprir às expectativas corporativas?

Para Owen Jacobs e Elliott Jaques, especialistas em liderança e psicologia organizacional, a liderança contemporânea passou a exigir novas competências técnicas e emocionais. Diferentemente do executivo do início do século XX – muitas vezes caracterizado por um estilo opressor, ditatorial e rígido -, o executivo do hoje em dia necessita ser capaz de conduzir organizações com elevados níveis de comprometimento, compreensão e senso de propósito. Da antiga relação a ferro e fogo à plasticidade das relações contemporâneas, o novo modelo de liderar requer do seu principal comandante capacidades cada vez mais complexas e elaboradas.

O líder coach, aquele que usa as competências de coaching para aumentar a eficácia de sua liderança, deste modo, transformou-se no dispositivo que faltava para que as organizações atingissem altos níveis de lucratividade. Este profissional, diferentemente dos gestores de outras épocas, adapta-se facilmente às oscilações do mercado, é capaz de tomar decisões rápidas, possui habilidades para potencializar os talentos de seus liderados, consegue elevar o nível de satisfação e engajamento da sua equipe e transforma as dificuldades do business em verdadeiras oportunidades de negócio - criando soluções de alta performance.

Os números desta eficiência não mentem. Instituições que utilizam o coaching aplicado à liderança, segundo pesquisas da Harvard Business Review, obtêm aumento de 80% na capacidade de superar situações altamente desafiadoras. Quando se utilizam do líder coach para gerenciar equipes, as organizações conseguem maximizar em 70% a performance de seus colaboradores. Ainda, este modelo de liderança é responsável por elevar em 21% o nível de competitividade da empresa frente à concorrência.

Agora que você já conhece os resultados que um líder coach pode produzir, confira algumas perguntas poderosas utilizadas por este modelo de liderança, aplique-as em seu dia a dia e eleve os seus resultados e os de sua equipe.

1) Encontre novas soluções

A força de um verdadeiro líder está na sua capacidade de transpor situações difíceis. Para conseguir modificar qualquer tipo de situação, localize novas saídas para os desafios do dia a dia por meio dos questionamentos: o que eu não estou conseguindo perceber nesta situação? Se fosse possível encontrar uma saída totalmente nova para este problema, qual seria? Se pudéssemos fazer qualquer coisa que quiséssemos, o que eu e meu time faríamos para superar este desafio?

2) Saia da zona de conforto

Resultados extraordinários só são encontrados quando o líder decide pensar fora da caixa. Para alcançar voos ainda mais altos, sempre que estiver em uma situação confortável, pergunte-se: o que eu estou deixando de ganhar ao permanecer satisfeito com os ganhos que já consegui obter? Se fosse possível adquirir resultados ainda maiores e melhores, que tipo de postura e atitude eu precisaria adotar? De que forma posso colocar em prática este novo padrão de pensamento e atitude para conseguir estes resultados no menor tempo possível?

3) Assuma responsabilidades

Quando um líder acredita que os seus resultados são consequência única e exclusivamente das suas próprias atitudes, ele pode decidir a direção para onde deve ir. Neste momento da sua trajetória profissional, pare e questione-se: o que eu consegui até hoje e, até mesmo, o que eu não consegui adotando este tipo de atitude? O que eu posso aprender com estes dois tipos de comportamento? Daqui para frente, se eu quiser obter o melhor do meu desempenho, o que eu precisarei fazer?

4) Evite o julgamento

Para trazer à tona o que seus colaboradores têm de melhor, é necessário ouvi-los, sem julgamentos ou críticas nocivas. Em vez disso, em situações de divergência de ideias, experimente utilizar para si mesmo as seguintes perguntas: que contribuição de valor esta pessoa está tentando me dar e que eu não estou conseguindo ouvir? De que modo, juntos, podemos transformar esta ideia em uma solução totalmente inovadora? De que modo podemos somar as nossas forças para produzir resultados ainda maiores?

5) Abra-se para o aprendizado contínuo

Um líder eficiente sabe que, para ter sucesso, deve estar aberto para adotar novas ideias e novos pontos de vista. Para conquistar o ponto mais alto da performance corporativa, habitue-se a realizar as seguintes indagações: este procedimento adotado traz o resultado que eu preciso? O que funciona e o que não funciona nesta metodologia? O que pode ser aprimorado para que ela funcione melhor e gere resultados ainda maiores?

 

*Villela da Matta é fundador da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCoaching Corporate. Também é editor-chefe da Revista Científica Brasileira de Coaching, publisher da SBCoaching Editora e cofundador do Institute of Positive Coaching Research. É autor de livros e artigos nas áreas de coaching, negócios, liderança e vendas. Foi coach de celebridades como Otávio Mesquita e o lutador Vitor Belfort.

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