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Dicas para ser um líder excepcional

  • Business Leaders
  • 21 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

A empresa e o time esperam que o líder demonstre os três grandes “Cs” da boa liderança de equipes: criatividade, compromisso e capacidade de unir.

O primeiro “C” é a criatividade, a fonte geradora de novos produtos e serviços e de soluções inovadoras. A criatividade contribui para transformar divergências em experiências enriquecedoras. E aumenta a motivação: as pessoas se sentem mais motivadas quando têm espaço para criar. Estabelecer metas e tarefas desafiadoras é um dos modos pelo qual o líder criativo estimula a criatividade da equipe.

O segundo “C” é o compromisso. O líder deve se comprometer:

  • Com a empresa:

  • Obtendo resultados acima do esperado

  • Alinhando os objetivos do time e da organização

  • Gerindo com eficiência recursos, pessoas, processos, sistemas e ferramentas

  • Desenvolvendo estratégias para garantir lucratividade e sustentabilidade

  • Com o time

  • Delegando responsabilidades e oferecendo oportunidades

  • Liderando com justiça e imparcialidade

  • Motivando

  • Conhecendo e atendendo às necessidades da equipe

  • Dando feedback

  • Com cada membro do time

  • Conhecendo as forças e talentos de cada um

  • Reconhecendo méritos

  • Combinando adequadamente talentos, tarefas e funções

  • Entendendo as necessidades individuais e oferecendo os desafios que cada um precisa para se desenvolver

O terceiro “C” é a capacidade de unir. O líder mantém a equipe unida no dia a dia da empresa, nos momentos de tensão e ao longo do convívio duradouro. Para desenvolver sua capacidade de unir, observe estas dicas:

  1. Invista no desenvolvimento de suas habilidades de comunicação, relacionamentos e resolução de conflitos. E nas do time também.

  2. Compartilhe uma visão relevante, com a qual todos se sintam comprometidos. Nada une mais do que visão e objetivos comuns.

  3. Seja sincero com sua equipe. Reflita sobre o que diz Jack Welch, o ex-CEO da GE, considerado o executivo do século 20: “Frequentemente, temos medo de admitir a verdade e essa falta de honestidade pode ter um imenso custo financeiro para a empresa”.

  4. O líder pode ser um elemento agregador ou desagregador. Tudo depende de sua capacidade de inspirar confiança. As pessoas confiam num líder que é coerente.

 

Villela da Matta* é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do País, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedes-Benz, Deutsche Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil. Publicou os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

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