Dicas para ser um líder excepcional
- Business Leaders
- 21 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

A empresa e o time esperam que o líder demonstre os três grandes “Cs” da boa liderança de equipes: criatividade, compromisso e capacidade de unir.
O primeiro “C” é a criatividade, a fonte geradora de novos produtos e serviços e de soluções inovadoras. A criatividade contribui para transformar divergências em experiências enriquecedoras. E aumenta a motivação: as pessoas se sentem mais motivadas quando têm espaço para criar. Estabelecer metas e tarefas desafiadoras é um dos modos pelo qual o líder criativo estimula a criatividade da equipe.
O segundo “C” é o compromisso. O líder deve se comprometer:
Com a empresa:
Obtendo resultados acima do esperado
Alinhando os objetivos do time e da organização
Gerindo com eficiência recursos, pessoas, processos, sistemas e ferramentas
Desenvolvendo estratégias para garantir lucratividade e sustentabilidade
Com o time
Delegando responsabilidades e oferecendo oportunidades
Liderando com justiça e imparcialidade
Motivando
Conhecendo e atendendo às necessidades da equipe
Dando feedback
Com cada membro do time
Conhecendo as forças e talentos de cada um
Reconhecendo méritos
Combinando adequadamente talentos, tarefas e funções
Entendendo as necessidades individuais e oferecendo os desafios que cada um precisa para se desenvolver
O terceiro “C” é a capacidade de unir. O líder mantém a equipe unida no dia a dia da empresa, nos momentos de tensão e ao longo do convívio duradouro. Para desenvolver sua capacidade de unir, observe estas dicas:
Invista no desenvolvimento de suas habilidades de comunicação, relacionamentos e resolução de conflitos. E nas do time também.
Compartilhe uma visão relevante, com a qual todos se sintam comprometidos. Nada une mais do que visão e objetivos comuns.
Seja sincero com sua equipe. Reflita sobre o que diz Jack Welch, o ex-CEO da GE, considerado o executivo do século 20: “Frequentemente, temos medo de admitir a verdade e essa falta de honestidade pode ter um imenso custo financeiro para a empresa”.
O líder pode ser um elemento agregador ou desagregador. Tudo depende de sua capacidade de inspirar confiança. As pessoas confiam num líder que é coerente.
Villela da Matta* é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do País, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedes-Benz, Deutsche Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil. Publicou os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.