top of page

Quem não controla, não gerencia!

Para começar, uma citação de um dos maiores gurus em gestão de todos os tempos, William Edwards Deming.

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”

Esta afirmação da década de 50, soa atual como nunca e traduz uma das mais funcionais formas de gestão de uma empresa, a gestão por resultados, onde o desempenho é medido por indicadores, com métricas e parâmetros bem definidos e alinhados à diretrizes da empresa.

Esse método de gerenciamento está dividido em 04 etapas principais.

  1. traçar metas e objetivos estratégicos;

  2. medir e monitorar os resultados alcançados;

  3. confrontar e analisar o realizado x proposto;

  4. traçar planos de melhoria para o atingimento ou para a superação do que foi planejado inicialmente.

Em resumo, trata-se de uma importante influência para a aplicacao de uma ferramenta extremamente útil e conhecida por gestores: O PDCA (plan-do-control-act).

Logicamente, a funcionalidade deste modelo está diretamente ligada à interdependência entre os diversos indicadores que compõem o sistema de gestão, já que indicadores isolados não trazem o resultado esperado.

Todo este conjunto de indicadores, ou painel de bordo como é usualmente chamado, é conceitualmente a parte final do sistema de gestão, ou seja, o resultado das ações. No entanto, para que haja garantias de que tais resultados serão satisfatórios a empresa deverá contar com uma forte politica de gestão de processos, que estrutura, organiza e define responsabilidades, tanto das atividades do dia-a-dia, quanto das principais cadeias de valores da empresa. Conceitualmente os processos são os meios necessários para que se alcancem os resultados esperados.

Dessa forma, podemos afirmar que uma correta Gestão de Resultados assessorada por uma ótima Gestão de Processos garantirá à empresa resultados excelentes através de práticas sustentáveis e duradouras, tornando-a mais competitiva no mercado ao saber quais são seus objetivos e suas estratégias.

Em suma, qualquer forma de gestão que não considere este conjunto de ferramentas, estará condenado ao fracasso, pois, como diz um celebre trecho da obra de Shakespeare, “Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”, mesmo que esse lugar seja o fundo do poço.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page