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5 dificuldades que todo empreendedor enfrenta no início


Empreender não é fácil. Quem sonha em abrir um negócio sabe como começar do zero é uma jornada repleta de desafios. Pensando nas dificuldades que os empreendedores superam ao longo do tempo, Maria Prata, apresentadora do Mundo S/A, da GloboNews, decidiu realizar uma edição itinerante do programa na décima edição da Campus Party Brasil, que acontece até amanhã.

No bate-papo ocorrido no palco Empreendedorismo da feira, a apresentadora reuniu três empreendedores para debater sobre os desafios de se abrir um negócio.

Ao lado de Maria Prata, se apresentaram Paola, fundadora da plataforma de educação à distância Cubos, Lucas Camargo, CEO da Instabuy, plataforma de e-commerce e Luciano Palma, criador da startup Desquebre. Confira abaixo quais foram as dicas e recomendações dos empreendedores para quem está começando. 1. Acredite em você Na visão dos três empreendedores que estavam presentes no debate, a máxima “ninguém acredita em você” é muito válida para quem sonha em abrir um negócio. Por isso, alertam: acredite você mesmo no seu negócio. “Sem dúvidas, é quem mais importa”, afirma Luciano. 2. Conheça o seu produto Convencer que o seu produto é interessante para os clientes é um dos maiores desafios para o empreendedor. É por isso que ele deve conhecer melhor do ninguém o que pode oferecer ao seu público-alvo. “Você só chama a atenção do cliente para o seu produto se conseguir convencê-lo. Para isso, é importante que o empreendedor domine o tema”, afirma Lucas. 3. Não execute, crie! Para o criador da startup Desquebre, muitos empreendedores sofrem de um mal que vem do dia a dia corporativo. “Em um ambiente empresarial, as pessoas se acostumam a executar e só. Na hora de criar, acabam falhando. O empreendedor tem que criar sempre”, afirmou Luciano. 4. Sucesso é um negócio estável Outra dica dos empreendedores é uma recomendação: quem está pensando em abrir um negócio não deve se preocupar com a sua imagem perante outras pessoas. “Sucesso é ter uma empresa funcionando bem e não um carro de luxo”, diz Luciano. 5. Analise o mercado – e se adapte a ele Para Lucas, o desenvolvimento de sua plataforma de e-commerce é um processo em constante evolução. Segundo o empreendedor, isso acontece, porque ele e sua equipe conversam frequentemente com as empresas que utilizam o Instabuy. “A ideia é entender o que os nossos clientes querem. A partir disso, pensamos em soluções.”

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